5 medidas de prevenção e combate a incêndio para proteger sua empresa
5 medidas de prevenção e combate a incêndio para proteger sua empresa
As medidas preventivas contra incêndios são aquelas que devem ser adotadas em todas as edificações com o objetivo de evitar a existência do fogo e sua propagação. Dessa forma, é possível proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente, colocando em prática o projeto de prevenção e combate a incêndio.
Quando o assunto é evitar acidentes e aumentar a segurança, a prevenção e combate a incêndios deve ser uma das medidas prioritárias de qualquer empresa. Com isso, a organização evita que descuidos humanos, falhas de equipamentos ou vazamentos de gás, por exemplo, causem tragédias com vítimas.
O que é incêndio?
Antes de falar em como evitá-lo, é preciso entender o que é incêndio.
Incêndio é uma ocorrência de fogo intenso e descontrolado com potencial de causar danos e prejuízos à vida, edificações, equipamentos, materiais, meio ambiente, entre outros.
A gravidade do incêndio não se deve apenas às queimaduras causadas pelas chamas, mas também pelo calor e fumaça (gases) que colocam em risco a saúde das pessoas do local.
Para que haja a ocorrência do fogo, são necessários três elementos que causam o surgimento e a manutenção da combustão, representados pelo triângulo do fogo. São eles:
- Combustível: é o material que pode entrar em combustão, como madeira, papel, tecidos, alguns metais, etc.
- Comburente: pode ser qualquer substância capaz de oxidar um combustível em uma reação rápida e exotérmica, como o oxigênio, por exemplo.
- Temperatura de ignição: é a temperatura que provoca a combustão, ou seja, a queima do combustível.
O combustível e o comburente estão sempre juntos na natureza, faltando apenas a existência da temperatura de ignição para a ocorrência da combustão.
Esses elementos, junto à reação em cadeia, são o que mantém a chama acesa e se um deles for removido o fogo se extingue.
Medidas preventivas contra incêndios
As medidas de prevenção e combate a incêndio estão divididas entre as ações para evitar o surgimento do fogo e as ações para extinguir o incêndio, limitando seu crescimento e propagação entre as edificações.
As técnicas incluem ainda a precaução contra o colapso estrutural, evacuação segura do edifício e a realização de operações de combate e resgate com rapidez, eficiência e segurança.
As principais medidas preventivas são:
1 - Adoção de normas de segurança
Uma das primeiras formas de prevenir acidentes é construir as edificações de acordo com as leis e normas de segurança, como a NR-23, a NBR 14432, entre outras.
Além disso, cada prédio deve ter um plano de segurança específico, com cuidados que irão evitar a ocorrência de incêndio e controlar sua intensidade, risco, duração e gravidade caso ocorra.
As normas variam de acordo com o local, por isso é fundamental contar com uma equipe especializada que atenda às orientações da Legislação e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros.
2 - Armazenamento correto de materiais
Os materiais inflamáveis são uma das principais causas de incêndio, seja pelo armazenamento inadequado ou pelo mau uso que coloca as pessoas ao redor em risco.
Isso acontece porque alguns líquidos e gases altamente inflamáveis podem vazar e se espalhar pelo ambiente até atingirem uma fonte de combustão, dando início ao fogo.
Por isso, as empresas que lidam com este tipo de material devem ter um planejamento adequado, considerando os riscos do espaço e aplicando medidas para reduzi-los.
3 - Realização de inspeções e manutenções periódicas
Curtos-circuitos e redes elétricas inadequadas estão entre as principais causas de incêndios, por isso as ações de prevenção devem incluir a manutenção periódica das instalações elétricas, evitando fiações antigas, expostas e redes sobrecarregadas, por exemplo.
Ao estabelecer procedimentos frequentes de verificação e manutenção, é possível realizar pequenos consertos e manter os materiais sempre em boa qualidade, o que ajuda a diminuir os riscos de incêndios.
4 - Conscientização dos colaboradores
Muitas vezes, os colaboradores podem fumar próximo a estações de armazenagem de materiais inflamáveis, por exemplo, somente por falta de conhecimento.
Essas questões do dia a dia podem causar grandes acidentes que colocam em risco as pessoas, a edificação e o meio ambiente.
Para prevenir incêndios, é importante realizar projetos de conscientização e treinamento dos colaboradores, de modo que, se houver um incêndio, eles possam controlar a situação até a chegada dos bombeiros.
Outra prática importante para a segurança da empresa é implementar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que atua na capacitação dos profissionais para conduzir situações de risco.
5 - Sistemas de detecção e extinção do fogo
A prevenção de incêndios envolve também a utilização dos recursos certos para controlar a situação inicial sem gerar problemas maiores.
Esses recursos vão desde placas de sinalização, saídas de emergência e alarmes de detecção de fumaça até extintores, hidrantes e sprinklers, dependendo da necessidade de cada local.
Nesse sentido, também é fundamental realizar vistorias periódicas e a manutenção adequada desses materiais, que devem estar sempre em perfeitas condições para funcionar corretamente em uma situação de emergência.
Essas medidas são importantes em empresas de diversos tamanhos e segmentos, que devem elaborar um sistema de proteção e combate a incêndio de acordo com as características e necessidades de cada edificação.