Aprenda como utilizar a mangueira de incêndio
Aprenda como utilizar a mangueira de incêndio
Lógico que o domínio dessa tarefa está nas mãos dos profissionais do Corpo de Bombeiros, que são preparados para as situações de emergência, mas saber usar a mangueira de incêndio pode evitar acidentes e até auxiliar no trabalho da corporação.
Se você chegou até aqui e está no grupo de pessoas que não faz ideia de como usar uma mangueira de incêndio, é bom continuar a leitura. Nesse artigo vamos explicar de uma forma bem simples e prática, como fazer para manipular a mangueira em uma emergência.
Confira o passo a passo abaixo:
Antes de irmos para o passo a passo simples, uma dica: para usar a mangueira de incêndio você precisa saber manusear também o hidrante de parede – geralmente, este produto fica nos corredores em uma caixa de aço na cor vermelha.
Lembre-se ainda que a pressão da água será muito forte, por isso, é recomendado que duas pessoas segurem a mangueira para que o processo seja mais seguro e eficaz. Vamos ao passo a passo para utilizar a mangueira de incêndio:
- Avalie rapidamente a situação;
- Desligue a rede elétrica;
- Abra a caixa do hidrante;
- Retire a mangueira de incêndio do abrigo;
- Conecte a mangueira de incêndio ao hidrante de parede;
- Posicione-se contra o vento, a fim de se proteger da fumaça e do fogo, além de garantir o direcionamento adequado da água;
- Verifique a necessidade de regular o esguicho, permitindo jato neblinado ou compacto, caso exista. É fundamental que as pessoas que estão realizando a tarefa analisem de forma rápida a situação para tomar a decisão mais eficaz;
- Posicione-se de maneira estável, com as pernas abertas, segurando firmemente o bico da mangueira;
- Um terceiro ajudante deve abrir o registro de água nesse momento.
Fique atento a essas orientações
Depois que você tiver as instruções adequadas para utilizar a mangueira de incêndio, é importante seguir também essas outras dicas:
- assim que você iniciar o processo de combate ao princípio de incêndio, não deixe o local até não ter certeza que o fogo apagou. Isso porque, basta alguns minutos para as chamas recomeçarem.
- é fundamental que empresas, condomínios, prédios, instituições de ensino, entre outros, tenham pessoas capacitadas para utilizar os equipamentos de combate a incêndio. Sendo assim, fazer treinamentos periódicos é parte da prevenção.
- saiba onde ficam os equipamentos de segurança. No seu prédio, residência, condomínio, empresa, observe onde estão os extintores e hidrantes, e até as saídas de emergência. Assim, em caso de urgência, será mais fácil iniciar o combate.
Contudo, não esqueça do principal: mesmo com todas essas informações e ciente de como se utiliza os equipamentos, acione o mais rápido possível o Corpo de Bombeiros. Eles são os profissionais capacitados e com treinamento prático para agir nas mais diversas situações de perigo.